id="news"-->
Justiça suspende lei que criou 625 cargos comissionados em Santa Rita, PB
em 14-03-2018 13:17:35 (211 leituras)

Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) suspendeu, por unanimidade, nesta quarta-feira (14) a eficácia da Lei nº 1.529/2013 do Município de Santa Rita, que criou 625 cargos em comissão. A Justiça entendeu que os artigos 33 e 37 da Lei não previa as atribuições dos cargos comissionados, que deveriam se restringir às atividades de direção, chefia ou assessoria. A decisão começa a valer a partir da notificação do gestor e do presidente da Câmara de Santa Rita.



A decisão ainda lembrou que a criação dos cargos em comissão deve ser limitada pela legislação, levando em consideração o princípio da impessoalidade da administração público, além de obedecer um percentual mínimo também estabelecido por lei.                                                                                                                                                                  

O TJPB entendeu que seria ineficaz qualquer ato de nomeação de servidor para ocupar um cargo sem que saiba quais são as atribuições e responsabilidades.                                                                                                                                                                

O relator Marcos Cavalcanti de Albuquerque disse que, na medida em que a lei municipal cria cargos públicos, mas não prevê quais as atribuições que seriam exercidas pelos titulares, não há dúvidas de que está sendo violado dispositivos da Constituição Estadual, que traz normas de reprodução obrigatória da Constituição Federal.                                                                                                                                                                

Fonte: G1PB

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo